
O norte-americano Martin Scorsese (“A Ilha do Medo“, “Os Infiltrados“) e o dinamarquês Lars von Trier (“Anticristo“, “Dançando no Escuro“) vão refilmar em parceria o documentário “The Five Obstructions“. Lançado em 2003, o filme é uma parceria entre von Trier e seu compatriota Jørgen Leth, onde von Trier ditava uma série de regras às quais Leth precisava obedecer para refilmar cinco vezes distintas seu curta “The Perfect Human” (1967), com o objetivo de desconstruir o processo de filmagem. O resultado foram versões curiosas: numa delas, a edição não podia ter cortes com mais de 12 quadros (cerca de meio segundo); outra era uma animação; outra precisava ser filmada no bairro da Luz Vermelha, famoso ponto de prostituição em Amsterdã, nos Países Baixos, etc.
O projeto tem traços do Manifesto Dogma 95, movimento cinematográfico fundado na Dinamarca por von Trier e Thomas Vinterberg (“Dogma do Amor“), que consistia num conjunto de dez regras (conhecidas como “voto de castidade”) que os diretores deveriam seguir na construção de seus filmes. O Manifesto pretendia contribuir para a criação de um cinema menos comercial e mais realista., com regras que abrangiam tanto o campo técnico quanto o campo ético.
Ainda não se sabe qual obra de Scorsese será refilmada no projeto, que poderá ser um dos curta ou longa-metragens do diretor. No início deste ano surgiu um boato de que von Trier estava interessado em refilmar o clássico de Scorsese “Táxi Driver“, que mais tarde foi negado pelo dinamarquês, mas especula-se que poderá ser este o filme a ser refeito em The Five Obstructions.
O longa será produzido como uma parceria entre a produtora de Scorsese, a Sikelia Productions, e a companhia de documentários de von Trier, a Zentropa Real. Emma Tillinger Koskoff (“Ilha do Medo”) será responsável pela fatia da Sikolia, enquanto Carsten Holst (“Original“) e Louise Vesth (“Dig Og Mig“) produzirão para a Zentropa.
“Melancolia“, novo filme de Lars von Trier , será apresentado pela primeira vez durante o Festival de Cannes deste ano e estréia no Brasil dia 12 de agosto. Já “A Invenção de Hugo Cabret“, de Martin Scorsese, chega ao Brasil em 20 de janeiro de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário