surf na net

o melhores noticias do cinema primeiro chega aqui!!

terça-feira, 14 de junho de 2011

Laura Ziskin, produtora de Homem-Aranha, morre aos 61 anos



Uma das veteranas produtoras mais influentes da Hollywood contemporânea, Laura Ziskin morreu neste domingo (12) aos 61 anos em sua casa, em Los Angeles, de acordo com um comunicado da Sony. A batalha contra o câncer de mama começou em 2003 e levou a produtora a se tornar uma ativista contra a doença. Em 2008, ela fundou uma instituição sem fins lucrativos, a Stand Up To Cancer, que arrecadou mais de R$ 315 milhões para o combate ao câncer.

Ziskin trabalhava atualmente na produção de “O Incrível Homem-Aranha”. Apesar de não ser muito popular entre os espectadores, seu nome era forte nos bastidores de muitos filmes que chegaram às telonas nas últimas décadas. Com 30 anos de carreira no histórico, a produtora tem no currículo películas como “Sem Saída”, “Uma Linda Mulher”, “Melhor é Impossível”, além da sua assinatura na franquia de “Homem-Aranha”.

Mesmo tendo trabalhado com a Sony na maior parte do tempo, Ziskin chegou a gerenciar uma divisão da Fox que foi responsável pela realização de “Clube da Luta”, “Coragem Sob Fogo” e “Além da Linha Vermelha”. Sua contribuição para a indústria cinematográfica inclui também a produção de duas edições do Oscar, em 2002 e 2007, sendo a primeira mulher a preparar sozinha a grande premiação da Academia.

Ao ser premiada em janeiro deste ano no Producers Guild Awards, Ziskin falou sobre como era encarar a doença. “No meu mundo o herói sempre vence o vilão, o mocinho sempre fica com a mocinha, e o câncer não é mais”, contou.

Em um mundo dominado pela participação masculina, a produtora conseguiu se manter ativa por décadas. No livro “Women Who Run the Show”, da autora Mollie Gregory, é de Laura Ziskin uma das citações mais memoráveis: “Os homens construíram as cidades, fizeram e definiram a cultura, interpretaram o mundo. Em nenhum momento da história as mulheres foram responsáveis pela cultura. Os filmes são sem dúvida a mídia mais influenciável e importante do mundo. Eles têm um impacto cultural profundo. Com as mulheres fazendo filmes agora, as ideias femininas, suas filosofias e pontos de vista irão integrar essa cultura. E isso nunca aconteceu antes na história. Nunca. Nem podemos ver o impacto disso ainda.”

Ziskin era casada com o roteirista Alvin Sargent (“O Incrível Homem-Aranha”) e deixa uma filha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário